YSL eternizado em Marrakesh.

January 16, 2018

 

Uma  fachada de tijolos que se assemelha a trama de um tecido, e um interior inspirado em um revestimento de alta costura, são algumas das características inspiradas na moda do Musée Yves Saint Laurent, de Studio KO , em Marrakesh. 

 

Dedicado ao trabalho do lendário costureiro Yves Saint Laurent , o edifício de 4.000 metros quadrados é o primeiro museu dedicado à  moda na África.

 

Inclui espaços expositivos permanentes e temporários, uma biblioteca de pesquisa com mais de 6.000 volumes, um auditório de 150 lugares, uma livraria e um café terraço.

 

O espaço de exposição permanente do museu de 400 metros quadrados, foi projetado pelo cenógrafo Christophe Martin e exibe 50 criações de alta costura. Além disso, o museu abriga um arquivo de conservação e um laboratório que irá armazenar parte da extensa coleção de roupas, acessórios de alta costura e desenhos pertencentes à Fundação Pierre Bergé .

 

O museu está localizado na Rue Yves Saint Laurent, ao lado do Jardin Majorelle - um jardim botânico de 12 hectares que anteriormente pertencia ao artista Jacques Majorelle, mas foi comprado e restaurado por Saint Laurent e Bergé na década de 1980.

 

O design do edifício incorpora referências ao trabalho do costureiro, ao mesmo tempo que faz uso de materiais locais e técnicas de construção.

 

A exposição é organizada em torno de temas que foram fundamentais para o trabalho de Saint Lauren: Masculino-Feminino; Preto, África e Marrocos; Viagens imaginárias; Jardins e Art. Os principais pedaços incluem o casaco de ervilha, o vestido Mondrian, "le smoking" e o casaco de safari.

 

Os modelos iluminados à vista da exposição são suportados por paredes pintadas de preto, onde uma instalação audiovisual é projetada. A instalação reúne palavras escritas e faladas, fotografias, entrevistas, extratos de música e filmes que contextualizam as roupas expostas.

 

Bergé, que planejou o projeto, faleceu em 8 de setembro de 2017, poucos meses antes da abertura. Ele disse em um comunicado no início deste ano: "Quando Yves Saint Laurent descobriu pela primeira vez Marrakech em 1966, ele ficou tão emocionado com a cidade que ele imediatamente decidiu comprar uma casa aqui e retornou regularmente".

 

"Parece perfeitamente natural, 50 anos depois, construir um museu dedicado a sua obra, que foi tão inspirada por este país".

 

(via Dezeen)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

UMGRUPO vive em criação. O espaço que nos envolve, nos interessa. Este blog compartilha com vocês ideias e trabalhos que nos emocionam, aceleram os corações  e enlouquecem os nossos neurônios.

Siga >
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Conhece algo bacana que gostaria de compartilhar por aqui?

Está produzindo algo bonito e original em arte ou design?

Tem alguma sugestão de pauta?

Gostamos de coisas diferentes.

Digita aí! 

© 2020UMGRUPO